A Formação Itaboraí é uma formação geológica altamente fossilífera e Lagerstätte da Bacia de Itaboraí no Rio de Janeiro, sudeste do Brasil. A formação, que atinge uma espessura de 100 m, é a unidade que define a idade dos mamíferos terrestres sul-americanos Itaboraienses (SALMA), datada do Eoceno Inferior, aproximadamente entre 53 e 50 milhões de anos atrás. A formação é restrita à Bacia de Itaboraí, uma minibacia de 1 km2 em torno da cidade de Itaboraí, situada a 34 km a nordeste do Rio de Janeiro, e compreende calcários, margas e lignitos, sedimentados em um ambiente aluvial a lacustre, dominado por chuvas intensas. A formação é sucedida por embasamento Pré-Cambriano e precedida por basaltos do Eoceno Inferior e conglomerados do Eoceno Superior ao Oligoceno Inferior. A região forneceu muitos fósseis de mamíferos de vários grupos, entre os quais predominam os marsupiais e metaterianos relacionados, aves, cobras, crocodilos, anfíbios e várias espécies de gastrópodes. Vários gêneros e espécies receberam nomes inspirados na formação: os marsupiais Itaboraidelphys camposi e Carolopaulacoutoia itaboraiensis, as aves Itaboravis elaphrocnemoides e Eutreptodactylus itaboraiensis, a cobra Itaboraiophis depressus, o jacaré Eocaiman itaboraiensis e os gastrópodes Itaborahia lamegoi, Biomphalaria itaboraiensis e Gastrocopta itaboraiensis. A formação é a mais rica formação fossilífera do Cenozóico brasileiro, levando à criação do Parque Paleontológico de São José de Itaboraí em 1995. O local é candidato a se tornar Patrimônio Mundial da UNESCO.

Etimologia A palavra "Itaboraí" é de origem tupi e tem duas possíveis etimologias:

"Rio das pedras bonitas", uma combinação das palavras itá (pedra), porã (bonita) e y (rio) "Rio das pedras brilhantes", derivada das palavras itá (pedra), berab (brilhante) e y (rio)

Descrição A Formação Itaboraí é restrita à Bacia de Itaboraí, uma minibacia que se estende por uma área de 1 km2 de 1400 por 500 metros, nas proximidades de Itaboraí, 34 km a nordeste do Rio de Janeiro, sudeste do Brasil. Entre 1933 e 1984, uma empresa de cimento local explorou as rochas na área e seus trabalhadores descobriram os primeiros restos fósseis na formação. As pedreiras de calcário desta localidade, atualmente abandonadas e inacessíveis, revelaram uma fauna de mamíferos diversificada, proveniente de preenchimentos de fissuras do início do Paleoceno Superior. Os sedimentos da formação foram descritos por Leinz em 1938 e a bacia encontra-se preenchida com água, impedindo qualquer atividade de coleta.

História da bacia A pequena bacia, um hemi-graben, é a mais antiga e menor de várias bacias do tipo rifte cenozoicas, se estendendo por 1000 km em uma direção oeste-sudoeste a leste-nordeste entre a Bacia do Paraná, a noroeste, e a Bacia de Santos, a sudeste, separadas pela Serra da Mantiqueira e a Serra do Mar, respectivamente. Este Rifte Continental do Sudeste do Brasil (RCSB) compreende as bacias de Curitiba, São Paulo, Taubaté [en], Resende, Volta Redonda, Macacu, Barra de São João e Itaboraí. Uma superfície erosiva, correlacionada com um nível baixo do mar de 55 Ma, representando a transição Paleoceno-Eoceno e associada ao magmatismo, foi registrada em várias bacias marginais do Atlântico ao longo da costa brasileira nas bacias de: Pelotas [en], Santos, Campos, Espírito Santo, Cumuruxatiba, Jequitinhonha e Mucuri.

Estratigrafia

A Formação Itaboraí repousa em discordância sobre o Grupo Paraíba do Sul do Pré-Cambriano, parte do Complexo Paraíba do Sul, do Meso ao Neoproterozoico. A sucessão paleógena da minibacia atinge uma espessura de 100 metros e consiste em três sequências deposicionais, com a Formação Itaboraí representando as duas primeiras:

Sequência 1 (S1) - calcários clásticos com travertino, carbonatos cinzentos e calcários oolíticos, folhelos carbonáticos e lignitos, sedimentados em ambiente lacustre, originários de fluxos de detritos em um lago tectônico. Nesta sequência, os gastrópodes são abundantes, enquanto madeiras, répteis e mamíferos são escassos. Sequência 2 (S2) - carbonatos preenchendo cavernas e fissuras de dissolução em uma superfície cárstica da Sequência 1, compreendendo margas fossilíferas, sedimentadas em um ambiente aluvial a lacustre, transportadas para essas cavidades por chuvas intensas e fluxos gravitacionais Sequência 3 (S3) - sedimentos siliciclásticos terrestres, incluindo lamitos, arenitos e conglomerados arenosos do Eoceno Superior ao Oligoceno Inferior, derivados dos gnaisses do embasamento circundante, sedimentados por fluxos de lama em um ambiente de leque aluvial subaéreo. Esses sedimentos, conhecidos como Formação Rio Frio, foram correlacionados com a Formação Resende, do Eoceno ao Oligoceno, da bacia homônima. A Formação Itaboraí é separada da Sequência 3 por rochas vulcânicas basálticas, formadas no Eoceno Inferior. A análise de seções finas sugere que a sequência de travertino passou por uma série de processos diagenéticos: primeiramente, a sedimentação do carbonato primário, seguida por um conjunto de fluidos percolantes enriquecidos com óxido de ferro e, por último, um conjunto de fluidos ricos em sílica, levando à sedimentação de calcedônia de sílica e microcristalina.

Idade

A Formação Itaboraí, que define a SALMA [En] Itaboraiense, foi inicialmente considerada como remontando ao início ou meados do Paleoceno, até que a datação realizada por Woodburne et al. em 2014 sugeriu como mais provável uma idade do início do Eoceno (53-50 Ma), abrangendo o cron de polaridade 23. Os basaltos sobrejacentes foram datados do Eoceno Inferior (52.6 ± 2.4 Ma). Outra fonte de dados muito importante é a análise palinológica de um horizonte carbonífero (lignito) intercalado com sedimentos de leque aluvial na borda norte da Bacia de Itaboraí, sugerindo uma idade entre o Paleoceno e o Eoceno. Durante esse período, existia uma conexão biogeográfica com a Antártida e, embora separada pelo desenvolvimento do Atlântico Sul, com a África. Os sedimentos da formação foram formados durante o Ótimo Climático do Início do Eoceno (EECO), logo após o Máximo térmico do Paleoceno-Eoceno.

Importância paleontológica

A Formação Itaboraí é a mais rica e uma das poucas formações no Brasil que apresentam fauna de mamíferos do Paleogeno, entre a Formação Tiupampense [en] Maria Farinha [en], mais antiga, da Bacia do Paraíba, e a Formação Divisaderense [en] Guabirotuba, mais recente, da Bacia de Curitiba, a Formação Tinguiririquense [en] Entre-Córregos, da Bacia de Aiuruoca, e a Formação Deseadense [en] Tremembé [en], da Bacia de Taubaté [en]. Apesar de seu tamanho relativamente pequeno, a Bacia de São José de Itaboraí compreende um conjunto diversificado de fósseis. Entre os grupos encontrados ali, os fósseis de aves são muito raros, principalmente devido aos seus ossos pneumatizados. Até o momento, apenas três espécies de aves foram descritas na Bacia de Itaboraí. Diogenornis fragilis [en], um provável ancestral das ratites, destaca-se pela boa preservação e pelo número de espécimes preservados. No Paleoceno do hemisfério sul, pequenas aves terrestres só foram descobertas nos preenchimentos de fissuras do Paleoceno Superior da Formação Itaboraí. A diversidade fóssil da Formação Itaboraí, ao nível familiar, consiste em 44% de mamíferos, 23% de moluscos, 14% de répteis (lagartos, quelônios, crocodiliformes), 7% de aves, 5% de anfíbios e 7% de plantas. Os peixes são um dos poucos grupos ainda não encontrados na formação lacustre. A formação revelou muitos marsupiais e metaterianos relacionados. A espécie Lamegoia conodonta é o maior "condilartro" de Itaboraí e tem aproximadamente o tamanho de um lobo. Ricardocifellia protocenica, originalmente descrita como Paulacoutoia protocenica, é a menor das espécies de "condilartros" de Itaboraí, mas a mais abundante. O litopterno mais abundante encontrado na formação é Protolipterna ellipsodontoides [en]. A Sequência 1 da formação revelou muitos caracóis terrestres, entre os quais várias espécies novas. Os registros de Itaboraí são os mais antigos para os gêneros Austrodiscus [en], Brachypodella, Bulimulus, Cecilioides, Cyclodontina, Eoborus, Gastrocopta, Leiostracus [en], Plagiodontes [en] e Temesa [en]. Além disso, a formação contém o registro mais antigo para as famílias Orthalicidae [en], Gastrocoptidae [en], Ferussaciidae [en] e Strophocheilidae. Vários gêneros e espécies foram nomeados em homenagem à formação: os marsupiais Itaboraidelphys camposi e Carolopaulacoutoia itaboraiensis, as aves Itaboravis elaphrocnemoides [en] e Eutreptodactylus itaboraiensis [en], a serpente Itaboraiophis depressus, o crocodilo Eocaiman itaboraiensis [en] e os gastrópodes Itaborahia lamegoi [en], Biomphalaria itaboraiensis e Gastrocopta itaboraiensis. Devido à sua importância paleontológica, a área da Bacia de Itaboraí foi designada como um parque paleontológico em 1995, denominado "Parque Paleontológico de São José de Itaboraí". O parque foi estabelecido para preservar a geologia e destacar a importância da riqueza paleontológica da região. A formação foi indicada pela UICN em 1996 como um dos sítios fossilíferos com potencial para se tornar Patrimônio Mundial.

Conteúdo fóssil Os fósseis descobertos na formação incluem:

Correlações itaboraienses

Ver também Arqueologia brasileira Paleontologia do Rio Grande do Sul

Referências

Bibliografia Geral Bergqvist, Lílian Paglarelli; Bastos, Ana Carolina Fortes (2011), «A utilização de atividades lúdicas na divulgação da importância do Parque Paleontológico de São José, Itaboraí/RJ», Revista Brasileira de Geociências, 41 (2): 366–374, doi:10.25249/0375-7536.2011412366374, consultado em 4 de abril de 2019 Bragança Júnior, Álvaro Alfredo (1992), A morfologia sufixal indígena na formação de topônimos do estado do Rio de Janeiro (Dissertação de Mestrado), Universidade Federal do Rio de Janeiro, p. 1, consultado em 4 de abril de 2019 Carvalho, Moacyr Ribeiro de (1987), Dicionário tupi (antiguo)-portugues (PDF), pp. 1–314, consultado em 4 de abril de 2019 Dos Santos, Wellington Francisco Sá; Carvalho, Ismar de Souza (2012), Parque Paleontológico de São José de Itaboraí (Brasil): Propostas para a Preservação do Patrimônio a partir das Opiniões da População de Cabuçu in Para Aprender com a Terra, Imprensa da Universidade de Coimbra, pp. 331–340, consultado em 4 de abril de 2019 Valente, Brenda Da Silva; Pereira, Gustavo C.R.; Oliveira, Emiliano Castro; Bergamaschi, Sergio (2017), «Petrographic Study of Silica-rich Continental Carbonates from São José de Itaboraí Basin (Brazil)», Journal of Sedimentary Environments (em inglês), 2 (4): 219–228, doi:10.12957/jse.2017.32915, consultado em 4 de abril de 2019 Geologia Ezcurra, Martín D.; Agnolín, Federico (2011), «A New Global Palaeobiogeographical Model for the Late Mesozoic and Early Tertiary», Systematic Biology (em inglês), 61 (4): 553–566, PMID 22199008, doi:10.1093/sysbio/syr115, consultado em 4 de abril de 2019 Modenesi-Gauttieri, May Christine; Takashi Hiruma, Silvio; Riccomini, Claudio (2002), «Morphotectonics of a high plateau on the northwestern flank of the Continental Rift of southeastern Brazil» (PDF), Geomorphology (em inglês), 43 (3–4): 257–271, doi:10.1016/S0169-555X(01)00137-4, consultado em 4 de abril de 2019 Riccomini, Claudio; Sant'Anna, Lucy Gomes; Ferrari, André Luiz (2004), Evolução geológica do rift continental do sudeste do Brasil in Geologia do continente Sul-Americano: evolução da obra de Fernando Flávio de Almeida, Beca, pp. 383–406, consultado em 4 de abril de 2019 Riccomini, Claudio (1990), O Rift Continental do Sudeste do Brasil (Tese de Doutorado), Universidade de São Paulo, pp. 1–319, doi:10.11606/T.44.1990.tde-18032013-105507, consultado em 4 de abril de 2019 Torres Tiago, Nina (2017), Caracterização mineralógica e petrológica das ocorrências de ankaramito nas Bacias de Itaboraí Volta Redonda - RJ (PDF), Universidade Federal do Rio de Janeiro, pp. 1–76, consultado em 4 de abril de 2019 Paleontologia Beck, Robin M (2016), «The Skull of Epidolops ameghinoi from the Early Eocene Itaboraí Fauna, Southeastern Brazil, and the Affinities of the Extinct Marsupialiform Order Polydolopimorphia», Journal of Mammalian Evolution (em inglês), 24: 1–43, doi:10.1007/s10914-016-9357-6, consultado em 4 de abril de 2019 Bergqvist, Lílian Paglarelli (2010), «Deciduous premolars of Paleocene Litopterns of São José de Itaboraí Basin, Rio de Janeiro, Brasil», Journal of Paleontology (em inglês), 84 (5): 858–867, CiteSeerX 10.1.1.1018.9434, doi:10.1666/09-084.1, consultado em 4 de abril de 2019 Bergqvist, Lílian Paglarelli (2008), Postcranial Skeleton of the Upper Paleocene (Itaboraian) "Condylarthra" (Mammalia) of Itaboraí Basin, Brazil in Mammalian Evolutionary Morphology - a tribute to A Tribute to Frederick S. Szalay (em inglês), Springer, pp. 107–133, doi:10.1007/978-1-4020-6997-0_6, consultado em 4 de abril de 2019 Bergqvist, Lílian Paglarelli; Abrantes, Érika Aparecida Leite; Avilla, Leonardo dos Santos (2004), «The Xenarthra (Mammalia) of Sao Jose de Itaborai Basin (upper Paleocene, Itaboraian), Rio de Janeiro, Brazil», Geodiversitas (em inglês), 26: 323–337, consultado em 4 de abril de 2019 Bond, M.; Carlini, A.A.; Goin, F.J.; Legarreta, L.; Ortiz Jaureguizar, E.; Pascual, R.; Uliana, M.A. (1995), Episodes in South American Land Mammal Evolution and Sedimentation: Testing Their Apparent Concurrence in a Paleocene Succession from Central Patagonia (em inglês), VI Congreso Argentino de Paleontología y Bioestratigrafía, pp. 47–58, consultado em 4 de abril de 2019 Carneiro, Leonardo M.; Oliveira, Édison V.; Goin, Francisco J. (2018), «Austropediomys marshalli gen. et sp. nov., a new Pediomyoidea (Mammalia, Metatheria) from the Paleogene of Brazil: paleobiogeographic implications» (PDF), Revista Brasileira de Paleontologia (em inglês), 21 (2): 120–131, doi:10.4072/rbp.2018.2.03, consultado em 4 de abril de 2019 Carneiro, Leonardo M. (2018), «A new protodidelphid (Mammalia, Marsupialia, Didelphimorphia) from the Itaboraí Basin and its implications for the evolution of the Protodidelphidae» (PDF), Anais da Academia Brasileira de Ciências, 91 (Suppl. 2), PMID 30365721, doi:10.1590/0001-3765201820180440, consultado em 4 de abril de 2019, arquivado do original (PDF) em 12 de fevereiro de 2019 Carneiro, Leonardo M.; Oliveira, Édison V. (2017a), «Systematic affinities of the extinct metatherian Eobrasilia coutoi Simpson, 1947, a South American Early Eocene Stagodontidae: implications for "Eobrasiliinae"» (PDF), Revista Brasileira de Paleontologia (em inglês), 20 (3): 355–372, doi:10.4072/rbp.2017.3.07, consultado em 4 de abril de 2019 Carneiro, Leonardo M.; Oliveira, Édison Vicente (2017b), «The Eocene South American metatherian Zeusdelphys complicatus is not a protodidelphid but a hatcheriform: Paleobiogeographic implications» (PDF), Acta Palaeontologica Polonica (em inglês), 62: 497–507, doi:10.4202/app.00351.2017, consultado em 4 de abril de 2019 Castro, Luis Otavio R.; García-López, Daniel A.; Bergqvist, Lilian P.; Araújo-Júnior, Hermínio I. (2021), «A New Basal Notoungulate from the Itaboraí Basin (Paleogene) of Brazil», Ameghiniana (em inglês), 58 (3): 272–288, doi:10.5710/AMGH.05.02.2021.3387 Goin, Francisco J.; Woodburne, Michael O.; Zimicz, Ana Natalia; Martin, Gabriel M.; Chornogubsky, Laura (2016), Dispersal of Vertebrates from Between the Americas, Antarctica, and Australia in the Late Cretaceous and Early Cenozoic in A Brief History of South American Metatherians: Evolutionary Contexts and Intercontinental Dispersals, ISBN 978-94-017-7420-8 (em inglês), Springer, pp. 77–124, doi:10.1007/978-94-017-7420-8_3, consultado em 4 de abril de 2019 Goin, Francisco J.; Oliveira, Édison V. (2007), «A new species of Gashternia (Marsupialia) from Itaboraí (Brazil)», Neues Jahrbuch für Geologie und Paläontologie - Abhandlungen (em inglês), 245 (3): 309–313, doi:10.1127/0077-7749/2007/0245-0309, consultado em 4 de abril de 2019 Goin, Francisco J.; Oliveira, Édison V.; Candela, Adriana M. (1998), «Carolocoutoia ferigoloi nov. gen. and sp. (Protodidelphidae), a new Paleocene "opossum-like" marsupial from Brazil», Palaeovertebrata (em inglês), 27: 145–154, consultado em 4 de abril de 2019 Kellner, Alexander W.A.; Pinheiro, André E.P.; Campos, Diogenes A. (2014), «A New Sebecid from the Paleogene of Brazil and the Crocodyliform Radiation after the K–Pg Boundary», PLoS ONE (em inglês), 9 (1): 1–11, PMC 3893294, PMID 24454686, doi:10.1371/journal.pone.0081386 Kellner, Alexander W.A.; Campos, Diogenes A. (1999), «Vertebrate paleontology in Brazil — a review», Episodes (em inglês), 22 (3): 238–251, doi:10.18814/epiiugs/1999/v22i3/012, consultado em 4 de abril de 2019 Ladevèze, Sandrine; De Muizon, Christian (2010), «Evidence of early evolution of Australidelphia (Metatheria, Mammalia) in South America: Phylogenetic relationships of the metatherians from the Late Palaeocene of Itaboraí (Brazil) based on teeth and petrosal bones», Zoological Journal of the Linnean Society (em inglês), 159 (3): 746–784, doi:10.1111/j.1096-3642.2009.00577.x, consultado em 4 de abril de 2019 Ladevèze, Sandrine (2004), «Metatherian petrosals from the Late Paleocene of Itaboraí (Brazil), and their phylogenetic implications», Journal of Vertebrate Paleontology (em inglês), 24: 202–213, doi:10.1671/16, consultado em 4 de abril de 2019 Mayr, Gerald; Alvarenga, Herculano; Clarke, Julia A. (2011), «An Elaphrocnemus−like landbird and other avian remains from the late Paleocene of Brazil» (PDF), Acta Palaeontologica Polonica (em inglês), 56 (4): 679–684, doi:10.4202/app.2010.0099, consultado em 4 de abril de 2019 Mones, Álvaro (2015), «Ricardocifellia, a replacement name for Paulacoutoia Cifelli, 1983, and Depaulacoutoia Cifelli and Ortiz-Jaureguizar, 2014 (Mammalia, 'Condylarthra', Didolodontidae), and the status of Depaulacoutoia Kretzoi and Kretzoi, 2000 (Mammalia, Australidelphia, Polydolopimorphia)», Journal of Vertebrate Paleontology (em inglês), e973571: 1, consultado em 4 de abril de 2019 Oliveira, Édison Vicente; Zimicz, Natalia; Goin, Francisco J. (2016), «Taxonomy, affinities, and paleobiology of the tiny metatherian mammal Minusculodelphis, from the early Eocene of South America», The Science of Nature (em inglês), 103 (1–2): 1–6, PMID 26743194, doi:10.1007/s00114-015-1331-2, consultado em 4 de abril de 2019 Oliveira, Édison Vicente; Goin, Francisco J. (2015), «A new species of Gaylordia Paula Couto (Mammalia, Metatheria) from Itaboraí, Brazil», Revista Brasileira de Paleontologia (em inglês), 18 (1): 97–108, doi:10.4072/rbp.2015.1.07, hdl:11336/53454, consultado em 4 de abril de 2019, arquivado do original em 14 de fevereiro de 2019 Oliveira, Édison V.; Goin, Francisco J. (2011), «A reassessment of Bunodont Metatherians from the Paleogene of Itaboraí (Brazil): systematics and age of the Itaboraian SALMA» (PDF), Revista Brasileira de Paleontologia (em inglês), 14 (2): 105–136, doi:10.4072/rbp.2011.2.01, consultado em 4 de abril de 2019 Oliveira, Édison Vicente; Bergqvist, Lílian Paglarelli (1998), «A new Paleocene armadillo (Mammalia, Dasypodoidea) from the Itaboraí Basin, Brazil», Asociación Paleontológica Argentina Publicación Especial (em inglês), 5: 35–40, consultado em 4 de abril de 2019 Pinheiro, André E.P.; Fortier, Daniel C.; Pol, Diego; Campos, Diógenes A.; Bergqvist, Lílian P. (2013), «A new Eocaiman (Alligatoridae, Crocodylia) from the Itaboraí Basin, Paleogene of Rio de Janeiro, Brazil», Historical Biology (em inglês), 25 (3): 327–337, doi:10.1080/08912963.2012.705838, hdl:11336/79162, consultado em 4 de abril de 2019 Rage, Jean-Claude (1998), «Fossil snakes from the Palaeocene of São José de Itaboraí, Brazil. Part I. Madtsoiidae, Aniliidae», Palaeovertebrata (em inglês), 27: 109–144, consultado em 4 de abril de 2019 Rage, Jean-Claude (2001), «Fossil snakes from the Palaeocene of São José de Itaboraí, Brazil. Part II. Boidae», Palaeovertebrata (em inglês), 30: 111–150, consultado em 4 de abril de 2019 Rage, Jean-Claude (2008), «Fossil snakes from the Palaeocene of São José de Itaboraí, Brazil. Part III. Ungaliophiinae, Booids incertae sedis, and Caenophidia. Summary, update, and discussion of the snake fauna from the locality», Palaeovertebrata (em inglês), 36 (1–4): 37–73, doi:10.18563/pv.36.1-4.37-73, consultado em 4 de abril de 2019 Salvador, R.B.; Simone, L.R.L. (2013a), «Taxonomic revision of the fossil pulmonate mollusks of Itaboraí Basin (Paleocene), Brazil» (PDF), Papéis Avulsos de Zoologia (em inglês), 53 (2): 5–46, consultado em 4 de abril de 2019 Salvador, R.B.; Simone, L.R.L. (2013b), «A malacofauna fóssil da Bacia de Itaboraí, Rio de Janeiro: histórico dos estudos e perspectivas para o futuro», Revista da Biologia, 11 (2): 1–6, doi:10.7594/revbio.11.02.01, consultado em 4 de abril de 2019 Sedor, Fernando A.; Vieira Dias, Eliseu; Da Cunha, Renata Floriano; Alvarenga, Herculano (2014), Paleogene phorusrhacid bird (Aves, Phorusrhacidae) from the Guabirotuba Formation, Curitiba Basin, Paraná, South of Brazil (em inglês), 4th International Palaeontological Congress, p. 807, consultado em 4 de abril de 2019 De Taranto, R.C.; Loguercio, M.F.; Bergqvist, L.P.; Rocha Barbosa, O. (2011), «Comparative analysis of the hindlimb morphology of Diogenornis fragilis (Aves, Ratites - Paleocene) and flightless extant and extinct birds», Ameghiniana (em inglês), 48: R58 Wells, Roderick T (1996), Earth's Geological History - a contextual framework for assessment of World Heritage fossil site nominations - a Contribution to the Global Theme Study of World Heritage Natural Sites (PDF) (em inglês), UICN, pp. 1–43, consultado em 4 de abril de 2019, cópia arquivada (PDF) em 15 de outubro de 2017 Woodburne, Michael O.; Goin, Francisco J.; Raigemborn, Maria Sol; Heizler, Matt; Gelfo, Javier N.; Oliveira, Édison V. (2014), «Revised timing of the South American early Paleogene Land Mammal Ages», Journal of South American Earth Sciences (em inglês), 54: 109–119, doi:10.1016/j.jsames.2014.05.003, hdl:11336/31253, consultado em 4 de abril de 2019 Woodburne, M.O.; Goin, F.J.; Bond, M.; Carlini, A.A.; Gelfo, J.N.; López, G.M.; Iglesias, A.; Zimicz, A.N. (2013), «Paleogene Land Mammal Faunas of South America; a Response to Global Climatic Changes and Indigenous Floral Diversity», Journal of Mammalian Evolution (em inglês), 21: 1–73, doi:10.1007/s10914-012-9222-1, hdl:11336/79162, consultado em 4 de abril de 2019